Neste sábado, os sétimos anos participaram de uma atividade especial.
Com base na Lei 10.639/2003, foram trabalhados os conceitos de raça e etnia.
Além disso, proporcionou-se um olhar diverso sobre o continente africano, estudando aspectos socioculturais da Etiópia, berço da Humanidade e local onde foi encontrado o crânio do primeiro humano documentado (a Lucy).
Foi discutida a noção do "outro" em relação ao trato que, enquanto brasileiros, damos aos imigrantes e pessoas que pertencem a outras matrizes étnico-raciais.
Em seguida, foi realizado um exercício de autodeclaração étnico-racial e, de acordo com o fenótipo, pigmentação e presença de melanina na pele do grupo, os estudantes organizaram-se em um "degradê".
A atividade proporcionou uma compreensão na prática a respeito da classificação de cor de pele (autodeclaração étnico-racial) que o IBGE utiliza para determinar o perfil da população brasileira com base no senso demográfico.
Ao fim, realizou-se uma roda de conversa sobre os conceitos estudados, a noção de RESPEITO ao OUTRO e o combate à XENOFOBIA e ao RACISMO!
A atividade contou com a preciosa colaboração de diversos profissionais, a quem agredecemos (em especial às professoras Rosana e Regina, bem como ao Coordenador Rogério).
Atividade coordenada pelos professores Wagner, Eunice e Jeferson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário